Skip to main content
Go Search
Ampsoft
Institucional
Produtos
Serviços
Tecnologia
Conecte-se
Fale Conosco
  

Certificação Digital 

A Ampsoft implantou certificação digital em documentos oficiais de seguradoras – propostas, apólices, endossos, etc. - reduzindo significativamente os custos para seguradoras, obtendo know-how para desenvolver projetos similares para qualquer segmento de negócios.

O que é certificação digital?

Com o aumento significativo do uso de tecnologia da informação e internet como parte integral das empresas, foi necessária a criação de um mecanismo para garantir a segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas.

Para que um documento tenha validade legal, reconhecido pelas entidades reguladoras no país, é necessário que ele seja assinado digitalmente. Essa assinatura é efetuada pelo Certificado Digital.  

Certificado Digital

Certificado Digital é um documento eletrônico que contém um nome, uma chave pública exclusiva, entre outros dados (período de validade do certificado, número de série etc.), que identificam uma pessoa para as demais pessoas e para os sistemas de informação. Esta chave pública valida e garante a autenticidade de uma assinatura realizada em documentos eletrônicos. 

 

Redução de despesas e o meio ambiente

O termo sustentabilidade se tornou lema na sociedade moderna, e a busca para estar de acordo com o “ecologicamente responsável” tem colocado este tema na pauta dos conselhos de administração das empresas.

Com todo o papel, toners, impressoras (não só a manutenção da máquina, mas também a energia elétrica consumida na impressão) gastos para todos os documentos gerados em uma empresa, são muitos os benefícios gerados pela utilização da Certificação Digital. A diminuição dos custos é considerável.

Segundo o site Dividata, a Sul América Saúde, após a implementação do Certificado Digital deixou de usar 1,1 milhão de folhas e ainda fez o seguinte cálculo: considerando que uma tonelada de papel corresponde a cerca de 50 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil quilowatts de energia, se todo o setor de saúde eliminasse as transações em papel para consultas e exames, seria possível economizar de 25 mil a 30 mil eucaliptos, 51,5 milhões de litros de água e 2,5 milhões de quilowatts de energia.


Assinatura Digital e seus aspectos Jurídicos

Desde agosto de 2001, a Medida Provisória 2.200 garantiu a validade jurídica de documentos eletrônicos e a utilização de certificados digitais para atribuir autenticidade e integridade aos documentos, tornando a assinatura digital um instrumento eficaz e permitido juridicamente.

Circular SUSEP no 277

Faculta a utilização da assinatura digital, nos documentos eletrônicos relativos às operações de seguros, capitalização e de previdência complementar aberta, por meio de certificados digitais emitidos no âmbito da Infra-estrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil), e dá outras providências.


Como adquirir?

O ICP-Brasil é o gestor das chaves públicas no país, e concede à algumas empresas o poder de ser uma AC (Autoridade Certificadora) – as mais conhecidas são Certisign e Serasa. São estas empresas que emitem o certificado digital, e para adquirir, existem apenas os pré-requisitos:

Pessoa Física: possuir um CPF válido e de acordo com a Receita Federal, e pagar a taxa respectiva à emissão do Certificado Digital (deverá comparecer ao local para receber o item e assinar documentos).

Pessoa Jurídica: possuir um CNPJ válido e de acordo com a Receita Federal, e pagar a taxa respectiva à emissão do Certificado Digital (o responsável legal da empresa deverá comparecer ao local para receber o item e assinar documentos).

Ampsoft | Institucional | Produtos | Tecnologia | Serviços | Fale Conosco